Número de visitas da Blogosfrega

Friday, December 31, 2010

O capitalismo off-shore explicado pelos pequenitos



Já não jogo Monopoly com o Carlitos há seis semanas. Tantas vezes humilhado pelo filhito da minha vizinha nesse jogo, tentei então fazer valer os meus direitos de adulto sabido. Assim, quando passei na casa de partida, em vez de duas, tirei quatro notas de cem. O miúdo fez logo cara feia. Envergonhado, ripostei como pude:
    -As duas notas a mais são o meu bónus de banqueiro
    -Atão também vou já tilal o meu bónus!!!- Tentei impedi-lo mas ele foi mais rápido.
    Em dada altura, ao calhar na casa do polícia, recusei-me a ir para a cadeia. O garoto, atento como sempre, voltou a pôr os pontos nos ii: -Polque não foste pala a cadeia? -Porque sou banqueiro... -Olha-me este! Então, quando calhal na mesma casa, também não vou pleso...
O jogo continuou e, em dada altura, peguei na caixa das notas do Banco e fi-la desaparecer. Ele não se deixou enrolar:
-Eiii...onde está o dinheilo todo?
-Meti-o num off-shore- respondi, todo orgulhoso.
-O que é isso?
-É um lugar secreto onde se põe o dinheiro...
-Mas o dinheilo era do banco...- protestou o puto já a perder a paciência.
-Bom, como eu estou a fazer de banqueiro...
-Com dinheilo que não é teu?
-Os banqueiros também fazem isso com dinheiro que não é deles.
-Qual banqueilo, qual calapuça: Tu és é um ganda batoteilo, nunca mais blinco contigo...- dito isto, saiu da sala batendo a porta e não aceitando mais explicações.
Ah, se a maioria dos adultos mostrasse tanta dignidade...

2 comments:

  1. Hahaha... Muito bem dito! Muito bem! O senhor Joaquim consegue tocar nos assuntos intocáveis(por parte do governo) e torná-los interessantes e engraçados, ao ponte de qualquer um (até os mais ignorantes) o compreenderem

    ReplyDelete
  2. ...todos compreendem, mas os grandes jogam feio, baixo, sem escrúpulos... e os pequenos, tal "garoto" sofrem as humilhações...«estamos fritos»!!!
    Boa apresentação pedagógica, óptima para explicar às crianças!!! ( Adorei)
    Que tal reenviá-la à Sra. Ministra da Educação para a incluir nos novos programas escolares!!!???

    ReplyDelete

Mensagens populares

Blogosfrega

Followers

About Me

My photo
Viseu, Beira Alta, Portugal
autor satírico, cartoonista pseudónimo de António Gil, Poeta e Ficcionista, Não sectário, Agnóstico, Adepto Feroz da LIberdade de Imprensa e de Opinião...

Labels