Número de visitas da Blogosfrega

Sunday, August 7, 2011

O livro do Profeta Maquias

Homem dado a visões, o que não seria muito mau se soubesse andar caladinho, o Profeta Maquias tinha o terrível hábito de se colocar junto ao templo para anunciá-las publicamente, submetendo-se assim à gozação da plebe, sempre desejosa de um bom espectáculo. Desta vez, vamos encontrá-lo arengando diante dos desocupados que já nessa época abundavam no Reino de Jádeu.

Cale-se toda a criatura diante do Senhor, se não quer levar com uns raios marados na mona! eis que vos vou continuar a falar das minhas visões. Costumo numerá-las, como sabeis, por uma questão de organização mental. Já vos expus três, portanto esta é a...

4ª VISÃO: O Sumo Sacerdote Sujoé: 

o $ENHOR  depois mostrou-me Sujoé, que estava de pé diante do anjo, tendo ao seu lado direito Sá Tenaz, para o acusar. Ora Sujoé trazia roupa suja, pelo que o  $ENHOR disse:  dai-lhe roupa interior Paco Raboabane e um fatito Armanias. Ora ao ouvir isto, Sá Tenaz muito se mordeu de inveja, pelo que começou logo a fazer reivindicações. Não teve muita sorte, porque o anjo do Senhor tapou-lhe a boca com estas palavras: «se não estás bem, muda-te: há por aí outros $enhores que talvez te empreguem». E com isto calou o rabudo, que como toda a gente, tinha medo de perder o emprego. Isto permitiu a Sujoé  botar faladura, coisa que ele fez durante cinco horas seguidas. Entretanto, adormeci, pelo que não me lembro bem do que ele disse.

5ª VISÃO. O candelabro de ouro e as oliveiras:

O anjo despertou-me e assim me falou: Já chega de dormir, ò lambão. olha para ali e diz-me o que vês. Eu assim fiz e respondi-lhe: Vejo um candelabro de ouro com sete braços e com lugar para sete lâmpadas. Está rodeado por duas oliveiras. Que significa isto, anjinho? mas ainda mal tinha terminado a pergunta quando pufff! lá se some o candelabro de ouro, como se por magia.
-Isto significa- disse o anjinho- que este lugar está tão infestado de ladrões dissimulados como uma reunião ministerial.
Dito isto, cavámos dali, antes que nos viessem aos bolsos!

6ª VISÃO: o livro a voar

E eis que já vejo, pelos ares, um livro a voar, como se as suas páginas fossem asas. Mais uma vez interroguei o anjinho: e aquilo, agora, o que significa?
- Aquele livro - disse o anjo - é a Constituição da República e voa sempre que os que usurparam esta terra assim o desejem. Neste caso, jogaram-no fora para que um governo de gestão pudesse negociar um avultadíssimo empréstimo, sem que ninguém se ralasse muito com isso.
Zarpámos logo dali que aquela não nos pareceu terra de futuro.

7ª VISÃO: A mulher e o alqueire

Esta sinceramente é tão confusa, tão confusa, mas tão confusa que sinceramente nem vo-la sei contar em condições. E pergunto-me mesmo se o anjo que a produziu, diante dos meus olhos, não teria abusado da pomada, nesse dia...

8ª VISÃO: Os carros.

E eis que vejo sair de entre duas montanhas de cobre que fariam a delícia dos sucateiros, quatro carros topo de gama: um branco, um preto, um vermelho e um amarelo. Quis saber o significado daquilo e o anjinho respodeu-me de pronto:
- Significa que os jogadores de futebol andam a ganhar mais do que deviam, onde já se viu comprar-se carrões assim com o salário de um mês?
E com isto me calou, fazendo-me mesmo engolir em seco. Por falar nisso: tenho a garganta seca. Alguém paga um copo?

- Só se parares de dizer baboseiras -prometeu Zequerias, sempre mortinho por molhar o bico. 
E lá foram então em grande grupo matar a sede no «Cantinho da Celeste», com o tintol da casa...

(continua no próximo domingo)


No comments:

Post a Comment

Mensagens populares

Blogosfrega

Followers

Blog Archive

About Me

My photo
Viseu, Beira Alta, Portugal
autor satírico, cartoonista pseudónimo de António Gil, Poeta e Ficcionista, Não sectário, Agnóstico, Adepto Feroz da LIberdade de Imprensa e de Opinião...

Labels