Número de visitas da Blogosfrega

Saturday, January 15, 2011

Futeboys: Laranjas vs Rosas, enésima reedição do «Derby».

    Com frequência, ouvimos analistas/comentadores/jornalistas e  políticos referirem-se às disputas eleitorais utilizando jargão futebolístico. Terão uma certa razão, pois eu, que não sou fanático (muito pelo contrário) de nenhum dos desportos acima referidos, notei bastantes semelhanças, a saber:
   1- Todas as torcidas são iguais, até na convicção de serem diferentes. O discurso típico do torcedor é irracional e glosa sempre o tema  nós não somos assim tão maus porque os outros são muito piores (e aí debitam exemplos, que nunca faltam, em todos os casos...)
   2-Sócios e Adeptos não se incomodam muito com os buracos financeiros dos seus clubes, desde que isso lhes garanta...vitórias de Pirro.
   3- Os financiamentos , patrocínios ou sponsors, (como se prefira chamar-lhes) de uns e de outros são muito mais opacos e densos que o chumbo.
   4-Os sócios não são todos iguais: poucos tudo lucram, muitos algo lucram e a grande maioria arca com os prejuízos, tanto maiores quanto mais julga ter ganho.
   5- Vencem sempre os mesmos.
   6- As arbitragens (P.G.R., E.R.C., S.T.J., Imprensa e T.V.'s do Estado & respectivas sucursais, etc...) favorecem sempre os grandes, de preferência os que estão na mó de cima...
   7-Numa dada disputa, o mesmíssimo lance despoleta mais leituras e interpretações que as mais consagradas Obras-Primas, dependendo toda esta variedade só do clube de que se é adepto.
   8- E para não alongar ainda mais a lista (que tinha mangas e luvas para muito mais pano), o facto notável e nunca sequer disfarçado de muitos dirigentes de clubes serem comuns às duas modalidades.
   Apesar do que acima fica exposto, não creio que seja legítimo confundir as duas paixões. Acho mesmo que a comparação  pode ofender (os adeptos de futebol, do verdadeiro, que pensavam?).
   Bem vistas as coisas,  na sua grande maioria, pelo menos, estes amam mesmo o seu clube, com a assumida irracionalidade e desinteresse com que amariam alguém que tivesse os seus grandes defeitos mas...lhes fizesse subir a tensão (perdoem se há alguma consoante a mais na palavra em itálico).
   Já os outros adeptos, os da política, assemelham-se mais a bajuladores, que declaram ou aceitam amor aos (ou dos) vaidosos(as) endinheirados(as), por reles interesse material.       Infelizmente para muitos, quem gosta de «escoltas», prefere alguém com mais...qualificação profissional, para usar um termo muito em voga.
   Mas acima de tudo a comparação é injusta porque os adeptos do futebol, ao contrário dos outros, exigem mesmo vitórias e zangam-se a sério quando as não têm, sacando dos seus lencinhos brancos - como se diz que antes César apontava o solo com o  polegar -  não descansando até que role a cabeça do responsável pelos maus-tratos e humilhações sofridas pelo clube do seu coração . 
   Pensando bem, só esta diferença bastaria para distinguir as duas modalidades...

1 comment:

  1. ...eu cá não vou em futeboys!!
    Ando de lenço branco na mão, língua e dentes afiados, mas parece que corro contra a maré...!!!
    Vou partilhar, numa cruzada sem tempo, este lance e tentar que o GOLO alcance a baliza...!!
    PARABÉNS!!!! Está um GOLO do "meio campo" com MESTRIA!!

    ReplyDelete

Mensagens populares

Blogosfrega

Followers

About Me

My photo
Viseu, Beira Alta, Portugal
autor satírico, cartoonista pseudónimo de António Gil, Poeta e Ficcionista, Não sectário, Agnóstico, Adepto Feroz da LIberdade de Imprensa e de Opinião...

Labels