Número de visitas da Blogosfrega

Monday, January 31, 2011

Futeboys: pelo comentador Rolando Campos e Relvas



Em lugar de um texto de apresentação de carácter biográfico, o novíssimo colaborador preferiu dar-se a conhecer através de uma entrevista. Aqui vai ela:

Blogosfrega: Quando descobriste a tua paixão pelo futebol?
Rolando: Creio que foi desde que um certo espermatozóide do meu pai se isolou para o golo. Até pode ter sido mais cedo mas esta é a primeira situação que recordo...
B: Lembras-te de algum jogo verdadeiramente marcante?
R: Bom, eu vivi vários jogos marcantes: um certo Benfica-Sporting marcou-me com um vergastão no lombo. Num Porto-Benfica, perdi dois dentes, num Braga-Guimarães apertaram-me os...
B: Já percebemos, não precisas de fazer nenhum desenho. Eu referia-me a marcas positivas...
R: Ah, dessas!... só tive uma! ...foi quando uma menina da claque me fez um chupão no pescoço. Mas fiquei tão entusiasmado que já nem me recordo exactamente que jogo foi...
B: E no entanto, Rolando, muita gente diz que és uma enciclopédia do futebol...
R: Eh, Joaquim, nao me embaraces. Apesar de todas a minhas muitas qualidades, sou um homem humilde. Por isso comparo-me mais a algo como o Deep Blue, sabes, o computador do xadrez? Só que de futebol, no meu caso...
B: Mas um computador armazena muito mais informação que uma enciclopédia...
R: Exacto. Por aí podes fazer uma pálida ideia...
B: O que pensas da actual situação na Federação Portuguesa de Futebol?
R: A F.P.F.? Ò pá, isso é como os O.V.N.I.S., os anjos, os dragões: Uns dizem que existem, outros que não. Por mim, fico à espera de provas...
B: Mas a F.P.F. Existe!!! Tem um Presidente...
R: Por sinal o mesmo desde há séculos: é isso que quero dizer. No mínimo ele devia fazer prova de vida, como os reformados, para continuar a receber o dele...
B: -Achas o nosso futebol indisciplinado?
R: - Seja no desporto ou noutra coisa, em Portugal só se obedece à Lei da Gravidade. E isso porque ainda ninguém descobriu forma de a contornar. Mas já há quem ande a trabalhar o assunto...
B:- Pensas então que falta algo à formação dos nossos jogadores?
R: -Sim: algumas noções de mergulho acrobático. Se têm, de facto, de se bater tantas vezes aos pénaltis e aos livres deviam pôr mais convicção e estilo na coisa, dando, por exemplo, mortal com dupla pirueta - no mínimo - porque um tipo que se jogue à relva com medo de esmagar caracóis, não convence ninguém. E se o mergulho for mesmo bonito, o próprio árbitro vai querer ver mais...



E agora, a primeira citação:


«...O Real de Madrid é uma equipa de estrelas?. A mim, parece-me mais uma constelação de Primas-Donas caprichosas com uma série de compromissos inadiáveis: a Publicidade, a Produção de Matérias para revistas cor-de-rosa, o cabeleireiro, a manicure, a depilação, etc, etc...
Deve ser difícil marcar uma hora de treino que convenha a todas, perdão, a todos. E mais difícil ainda tentar comandá-las (los) como a um exército implacável. Dura tarefa para Mourinho que, à sua muito exigente maneira, também não deixa de ser uma bela Prima-Dona...»




in «Penalty», diário oficial do Futebol Clube da Mó-de-Cima      Crónicas de Rolando Campos e Relvas


No comments:

Post a Comment

Mensagens populares

Blogosfrega

Followers

About Me

My photo
Viseu, Beira Alta, Portugal
autor satírico, cartoonista pseudónimo de António Gil, Poeta e Ficcionista, Não sectário, Agnóstico, Adepto Feroz da LIberdade de Imprensa e de Opinião...

Labels