Número de visitas da Blogosfrega

Monday, May 23, 2011

Futeboys: pelo comentador Rolando Campos e Relvas

Ora bom dia, boa tarde, boa noite e tudo demais que seja bom, caras leitoras e leitores. Cá estamos para uma das minhas últimas crónicas da temporada! ontem foi dia de Taça e eu comecei bem cedo a beber umas tacinhas, de branco do bom. À tarde estive no Jamor e gostei do que vi. Vamos então lá comentar que foi para isso que o meu amigo Quim me convidou.


Esteve quentinho o dia e foi quentinho o jogo. Um jogón, diria mesmo, para citar o meu amigo Nándinho, de Gaia, adepto ferrenho do F.C.P.
Os Portistas tiveram 7 razões para rejubilar: meia dúzia de golos e mais um penalty defendido por Beto, numa altura que pode ter sido decisiva para o rumo que as coisas viriam a tomar. A primeira parte foi uma caixinha de surpresas: golo logo aos 2 minutos, resposta do Vitória, contra-resposta do Porto, contra-contra-resposta do Vitória, contra-contra-contra resposta do Porto e...estava mesmo a ver-se que que ainda ia haver mais uma contra-contra-contra-contra resposta mas Edgar não conseguir bater Beto num penalty que até nem foi mal marcado mas que o guarda redes portista soube prever, revelando mais visão que todos os políticos do chamado arco do poder juntos, P.R. incluído. Nestas voltas e revira-voltas eu já estava a ficar de olhos revirados: um autogolo, de Álvaro Pereira evitou a tempo um... autogolo de Rolando. Um canto, batido por Hulk, descreveu o arco na direcção certa e...proporcionou a  Nilson um dos grandes perús da temporada, fazendo com que até os do benfiquista Roberto parecessem golitos normais. Só quando a bola entrou, Nilson despertou da sua soneca para se enfurecer com os colegas que também não cumpriram o seu dever, encostando-se ao primeiro poste: preferiram encostar-se à boxe. 
Foi o momento fatal para o Vitória que a partir daí já não pôde evitar a derrota. Aos 43 minutos, Beto lá defendeu o tal penálti, atrapalhando Edgar com uma finta de corpo (fingiu atirar-se para um lado e logo que o vimaranense atirou para o outro, mergulhou na direcção certa). Inteligência pois do guardião do FCP que mostrou que o futebol, tal como a política, é um jogo de enganos e decepções. 
A partir daqui, a recuperação tornou-se tão impossível como o seria para um país assediado por credores sôfregos e cercado por medidas impostas pelo FMI. 
Manuel Rachado já não tinha margem de manobra para muito mais: de um possível 4-3, passou-se para o 5-2 pois o FCP ainda marcou antes do intervalo, por James Rodriguez que fez, neste jogo, um truque-de-chapéu, expressão que os bifes traduziram para hat-trick. 
Destaco ainda o golo do meu homónino Rolando, aproveitando um ressalto para rematar tão certeiro como cada uma das minhas crónicas  eh eh eh.

No final, além da habitual festa azul e branca (já estámos habituados, pah, disse-me o Nándinho de Gaia que nem quiz ir beber um copo co'a malta pois ainda estava de ressaca desde DUBLIN) tivemos um Manuel Rachado tão desiludido como um votante do Bloco Central, fazendo das tripas coração para lamentar a eficácia tripeira.
Já Milhas-Voas, controlando a euforia, recordou que foi na LUZ que começou a ver a luz ao fundo do Túnel, mesmo depois do apagão. Para os habituais carpidores que se queixam sempre do excesso de jogos para explicar derrotas, lembro que nenhuma outra equipa portuguesa andou a chutar tanto na bola (e no orgulho dos adversários) como o grande FCP. Portanto, os outros que se deixem de mariquices, que párem com as desculpas pois o Calimero só tinha piada porque era um pintainho pequenino, fofo e acabadinho de sair da casca. Que enfie esta casquita na cabeça quem quiser que eu vou ali beber uma água mineral que estou cá c'uma destas dores de cabeça por causa do sol que apanhei ontem ;). Tem mesmo de ser das com gás que eu hoje estou com falta dele e com a goela seca ninguém manda «bocas» como deve ser eh eh eh. 'Té mais ver pessoal!

1 comment:

  1. ....ai Rolando que "bitória do carago"!! É que no FCP trabalha-se para o "NOSSO DESTINO" - VENCER!!
    Adorei a dita: "Depois do APAGÃO começou a ver a LUZ ao fim do Túnel" !!! Que subtileza!!! ( dito com sotaque é que fica girooo!!! Gostei da tua comentário futebolístico, sempre atento e com sabedoria de BOLA rolando!!! Gostaria de ler um à cerca do SLB!!Pode ser ROLANDINHO!!???

    ReplyDelete

Mensagens populares

Blogosfrega

Followers

About Me

My photo
Viseu, Beira Alta, Portugal
autor satírico, cartoonista pseudónimo de António Gil, Poeta e Ficcionista, Não sectário, Agnóstico, Adepto Feroz da LIberdade de Imprensa e de Opinião...

Labels