Número de visitas da Blogosfrega

Sunday, June 26, 2011

Bíblia, Nova Ver$ão, Livro IV: O Livro dos Jobs (e dos Boys)

continuação do texto do Último Domingo)


Ora naquele Tempo, não eram só os boys que andavam insatisfeitos: um grande opróbrio se abatera sobre as gentes. Apesar disso, curiosamente, ninguém se revoltava: quando muito, um ou outro mais descontente ou mais lúcido, conspirava com os seus pares, sobretudo aqueles em quem confiava. Este «milagre» da cordeirice de um tão maltratado povo, era tão ou mais surpreendente quanto os vizinhos, mesmo em situação menos aflitiva, já davam sinais de revolta contra os deuses que provocavam a escassez na Terra!
Apesar de tudo, haviam fundados receios que a paz não durasse para sempre. Foi isso que Sá Tenaz, dono do mundo e arredores, disse ao seu lacaio e testa-de-ferro, Dom Todo-Titular:
- Por agora eles andam entretidos com a vidinha. Mas um dia vão acordar e descobrir o que lhes andas a fazer. Se isso acontecer, já sabes que vou ter de te afastar e colocar outro, no teu lugar. Mas não te preocupes que já tens lugar garantido numa certa Empresa cujo dono me deve favores.
- Não te preocupes - retorquiu T.T.- eles são como um sapo numa panela com água destinada a ferver: como a temperatura vai subindo gradualmente, eles deixam-se estar até acabarem cozidos: farei com que nem se apercebam do que lhes está a acontecer.
- Parece-te: sendo eu Diabo maior e mais velho que tu, garanto-te: até o mais manso dos Povos dá pinotes quando se ultrapassa um certo limiar a que eu chamo de «sobrevivência». Não te dou muitos meses até constatares que tenho razão!
- Bom, não vou discutir isso. Qual é a Empresa que me destinas, caso eu falhe?
- Vou-te ser franco: não te posso dar um prémio maior do que o posto que já ocupas, pois isso ia incentivar o fracasso. Por isso, aconselho-te a manter o posto que tens. Lembra-te, porém, que para isso tens de abrir, aqui e ali, uma válvula de escape, para que o «vapor» não se acumule naquela frágil panela. Caso contrário POOOOOOUUUUUUUUMMMMMMMMM. Ah ah ah: assustei-te? pois isto não é nada comparado com o estouro do teu mundinho, lá nas Esferas Inferiores.
- Uiiiiii! não precisavas de lançar um grito tão alto: acho que até lá em baixo eles te podem ter ouvido. Bom, tu censuras-me mas a verdade é que também não me facilitas as coisas! afinal de contas, és tu quem empresta e cobra juros. Portanto, é para ti e por TUA ORDEM que ando a esbulhar os meus súbditos. 
- E é isso que vais continuar a fazer, nem que para isso eu tenha de te andar sempre a recordar os meus dez mandamentos!!!
- Dez mandamentos? não me recordo, não....
- Bolas, que raio de memória é essa! vou escrever-tos outra vez, vê lá se arranjas quem tos saiba ler, quando te esqueceres: 

1-Aplicar taxas sobre todas as coisas, as que mexem depressa, as que vão a passo de caracol e mesmo às que estão pasmadas!

2-Santificar festas, casamentos reais, peregrinações, futebóis (de preferência com transmissões directas e «câmera lenta» para os lances principais )

3-Honrar todas as obrigações que contraíste para com o nosso Banco, a quem deves tudo o que és.

4-Prometer sempre o máximo para lhes dar sempre o mínimo. Cortar-lhes nos salários fazendo-os porém acreditar que tempos melhores se aproximam.

5-Alugar Imprensa e T.V.'s para que te sirvam com fidelidade canina (sempre é mais barato que comprá-la e o efeito é o mesmo)

6-Levar a Justiça contigo para a cama, seduzindo-a, pagando-lhe ou convencendo-a das vantagens de andar sempre de braço dado contigo (tanto faz)., 

7- Denunciar todos os ataques que te sejam dirigidos como «cabalas», «campanhas negras» e, se possível processá-los, alugando juízes, advogados e imprensa.

8- Consagrar nomes simpáticos (p. ex.: harmonização fiscal ou consolidação orçamental) a todos os roubos que lhes vieres a fazer.

9- Ter sempre os ordenadões e comissões dos militares oficiais em dia.

10-Lavar bem sempre o dinheirito recebido, para que não cheire mal nem escandalize terceiros.

- Pronto! está escrito, já não tens desculpa. Agora ala daqui para fora que eu tenho mais que fazer.
O Alto Funcionário lá se afastou, levando as Tábuas da Lei debaixo do braço. Ainda a porta não tinha sido fechada atrás dele e já Sá Tenaz desabafava:
- Cada vez piores estes lacaios: eu devia escolhê-los entre os que pelo menos soubessem ler só que esses são sempre um pouco mais propensos a pensar...




(Continua no próximo Domingo)

No comments:

Post a Comment

Mensagens populares

Blogosfrega

Followers

Blog Archive

About Me

My photo
Viseu, Beira Alta, Portugal
autor satírico, cartoonista pseudónimo de António Gil, Poeta e Ficcionista, Não sectário, Agnóstico, Adepto Feroz da LIberdade de Imprensa e de Opinião...

Labels