Número de visitas da Blogosfrega

Thursday, June 23, 2011

A Guerra dos mundos- os filmes da minha vida por Sir Frankie Goethe Wally Wood

Não foi, para ser sincero, filme que me tivesse impressionado: a leitura do livro que lhe esteve na base estava feita há muitos anos e o trabalho «impressivo» também. De resto, para impressionar, houve o célebre programa radiofónico de Orson Wells, com todo o cortejo de histeria e alarmismo e as consequências que se sabe. No livro, escrito nos inícios do séc. XX, é em Londres e arredores que tudo se passa, já no filme, os alienígenas (que devem andar sempre bem actualizados) nfocam a sua acção «no novo centro do mundo», os E.U.A.: é sobretudo aí que eles aparecem para levar a cabo os habituais «estragos». 
Escrito durante o período de ainda expansão colonial inglesa, H.G.Wells parece «justificar» a atitude predatória dos invasores, lembrando como os europeus (nomeadamente os britânicos) se comportaram nos «Novos Mundos»: da extinção do Dodó, de outras espécies animais e dos Tasmanianos, o escritor parece mais «centrado» nalgum realismo quanto à Natureza Humana do que na Diabolização dos Extra-Terrestres. 
Quando toca,  à sobrevivência da espécie» lembra-nos H.G.Wells, nenhum raciocínio de ordem moral ou ética faz grande sentido. 
Ora as criaturas que, graças à sua superior tecnologia conquistam e colonizam a terra, não se comportam de forma muito diversa da dos colonos ingleses pelas longínquas paragens da África, da Ásia ou da Austrália: eliminam sem hesitações quem se lhes oponha ou quem simplesmente «esteja a mais» e apropriam-se dos recursos dessas terras. 
O filme é assaz pobre, quanto às conclusões mais filosóficas e profundas do livro, como acontece quase sempre neste tipo de produções: os efeitos especiais substituem as reflexões e os diálogos mais interessantes e a sentimentalidade mais grosseira substitui toda a subtileza equívoca da dicotomia seres superiores/seres inferiores. 
Transformado quase numa história de guerra, com fugas, perseguições, paranóia e histeria Q.B., quase nem há tempo para o verdadeiro terror, que é aquele que emerge na intimidade de um ser humano atrozmente só, reflectindo diante de um destino inexorável: a febre de «acção» anula todo e qualquer sentimento que não seja a urgencia de «escapar» a qualquer preço. 
Cheguei a recear que o próprio encerrar magistral do livro fosse substituído por um final mais heróico e exaltante da humanidade. Afinal, o fim (ao menos esse) foi respeitado: os invasores acabam por ser derrotados não pela indefesa humanidade (que não tem meios sequer para adiar o fim por muito tempo), mas pelas bactérias, essas criaturas ínfimas e quase insignificantes, a cuja acção os seus corpos extra-terrenos não resistem. 
Não é difícil imaginar-se o que Wells pretendeu, quando atribui a derrota de tão tenebrosos invasores a outra criatura que não o ser Humano: em parte nenhuma da sua obra (e não só no fim) a humanidade é encarada como portadora das «qualidades» que lhe habituámos a atribuir. 
Ciente das contingências históricas que determinaram a nossa evolução enquanto espécie, H.G.Wells não encontra nenhuma razão para exultar ou glorificar a «nossa natureza», nem tampouco precisa de executar o movimento inverso, o da auto-humilhação, da culpabilização ou do misantropismo. 
Olhar desapaixonado sobre as vicissitudes da espécie, a guerra dos mundos é daqueles livros que, sem dúvida, diz muito mais do que uma leitura superficial possa encontrar. 
E não tenham dúvidas amigos que sendo eu um grande apreciador de cinema e não tendo o hábito de comparar livros e filmes, «vi» melhor «filme» através do livro do que no écran. 
Não espanta: o público a que o filme se dirige não ia gostar de grande parte das ilações que Wells vai retirando da ficção que ele próprio criou. 

No comments:

Post a Comment

Mensagens populares

Blogosfrega

Followers

Blog Archive

About Me

My photo
Viseu, Beira Alta, Portugal
autor satírico, cartoonista pseudónimo de António Gil, Poeta e Ficcionista, Não sectário, Agnóstico, Adepto Feroz da LIberdade de Imprensa e de Opinião...

Labels