Número de visitas da Blogosfrega

Tuesday, February 8, 2011

Economia em autópsia: Por Esmeralda Preciosa da Cunha

  Cansada de ler tantos disparates em artigos de colegas economistas e outros comentadores ainda mais fúteis vou, finalmente, escrever sobre algo que realmente preocupa todas as famílias portuguesas: a nossa crónica falta de crédito.

  Porque, meus amigos, o nosso maior problema não é o crédito mas sim a falta dele. Eu, por exemplo, nunca pedi empréstimos a bancos porque sei que eles exigem que no fim, se pague mesmo tudo e até (disse-me a vizinha, que pediu duzentos mil para fazer uma piscina) mais do que aquilo que se pediu. Imaginem!!!
  Por isso, em vez de pedir a bancos, peço a Banqueiros ou a Administradores de Empresas jeitosas , que sempre têm bem mais que os cofres dessas instituições de tesos crónicos a que chamam Bancos.
  Convém ver muito bem a quem se pede e também (muito importante) como se pretende pagar, em que modalidade, etc, etc. Conseguem-se, às vezes, fazer contratos muito personalizados.
Graças a isso, nunca tive de devolver um tostão do dinheiro que me emprestaram, quanto mais juros!!!
  Acreditem ou não, há certas formas de pedir emprestado que já deixam implícito que não é para devolver. Tudo depende de como a coisa é dita, (estes contratos são sempre orais) em que circunstância, em que tom, etc, etc...
  Mas para dominar estas coisas é preciso saber matérias que não são acessíveis a leigos e que eu, portanto, não me vou dar ao trabalho de explicar agora.
  Graças a Deus, domino a Ciência Económica e posso falar de coisas sérias. Não tenho de escrever sobre ordinarices como a outra, a que ocupa este espaço às sextas-feiras...

Vossa Esmeralda Preciosa da Cunh

2 comments:

  1. Não faltam por aí supostos "experts" em Economia que não fazem mais do que empatar, mas esta tem virtudes (não só as que se adivinham no nome) - que o digam os nossos concidadãos que partilham da ideia de que o problema não é o crédito mas a falta dele...

    ReplyDelete
  2. Porque só agora aparece esta lenga lenga? até me faz duvidar,será uma maneira de fazer politica?
    sim o que não falta são pessoas que não gostam de trabalhar, antes gostam de ser malandros ou não olham a meios para atingir um cargo para serem
    publicas para ganharem mais, protagonismo ousando todos os meios que estiverem ao seu alcance,até usar crianças e gente pobre com promessas que nunca chegam a bom porto,ainda estou para ver.

    ReplyDelete

Mensagens populares

Blogosfrega

Followers

Blog Archive

About Me

My photo
Viseu, Beira Alta, Portugal
autor satírico, cartoonista pseudónimo de António Gil, Poeta e Ficcionista, Não sectário, Agnóstico, Adepto Feroz da LIberdade de Imprensa e de Opinião...

Labels