Número de visitas da Blogosfrega

Tuesday, February 15, 2011

Economia em autópsia: Por Esmeralda Preciosa da Cunha

  Logo a seguir à Preguça, que é a mãe de todas as taradices, os piores males do nosso País são a Inveja e a Vaidade. Por causa da inveja, as minhas vizinhas deixaram de falar comigo, sob o pretexto de eu ser calhandreira quando afinal o que lhes dói é eu estar bem na vida. Fiquem elas sabendo que, se pergunto coisas da vida de outras pessoas é porque me preocupo com a comunidade, não sou como elas que só se preocupam consigo mesmas. Elas bem gostariam de ter casa com campo de ténis, mas ficaram-se pela mesa de ping-pong na garagem ah ah ah!
  Já a vaidade, é uma coisa mais complexa. Certa gente acha-me vaidosa só porque gosto de vestir bem, arranjar as unhas, fazer maquilhagem, ir ao cabeleireiro, ao ginásio, à manicure, à pedicure, salões de estética e comprar uns tantos perfumes diferentes e caros.
Eu chamo a tudo isso cuidar de mim. Vaidade, vaidade, é ter milhões e milhões, investi-los ou deixá-los num banco, sem gastar grande coisa, só para mostrar aos outros que se vive com pouco. Esses, acreditem-me é que são os verdadeiros vaidosos porque até criam modas que levam os nossos jovens a imitar aquele ar esgrouviado, chegando muitos e muitas a andar com as calças todas rotinhas, como se fossem pobres de Cristo.
A má notícia que eu tenho a dar a esses invejosões é que eu não os invejo: eles que se especializem na arte de ganhá-lo. Especializada em Macro-economias, sei que por questões de equilíbrio, o sistema produzirá também especialistas na arte de bem gastá-lo.
Vossa Esmeralda Preciosa da Cunha

P.S. Sugestiva a sua foto, Maria Gustava, na última sexta. Fica-lhe muito bem, querida, essa sua farda de trabalho...

2 comments:

  1. ...é isso aí, Dona...da Cunha, há que dar o corpo ao manifesto!! Quantas há que são especializadas em subir na hierarquia empresarial com cursos horizontais em "mini-economia" e geraram fortunas???
    ...Ah, e há aqueles que entrados pela traseira chegaram a administradores??
    Qual preguiça...?? Muito esforço e trabalhinho!!

    ReplyDelete
  2. Ó Preciosa, é isso mesmo, cada macaco no seu galho de especialização... E faz bem em cuidar-se, que com essa vizinhança ainda a vão obrigar a trabalhar... Deveria juntar a esses males lusos, a ignorância e a estupidez - tão bem que se dão, ai de nós!. Mas não percebo a referência depreciativa ao pingpong, esse desporto da cultura milenar tão útil no inverno.

    ReplyDelete

Mensagens populares

Blogosfrega

Followers

Blog Archive

About Me

My photo
Viseu, Beira Alta, Portugal
autor satírico, cartoonista pseudónimo de António Gil, Poeta e Ficcionista, Não sectário, Agnóstico, Adepto Feroz da LIberdade de Imprensa e de Opinião...

Labels