Logo a seguir à Preguça, que é a mãe de todas as taradices, os piores males do nosso País são a Inveja e a Vaidade. Por causa da inveja, as minhas vizinhas deixaram de falar comigo, sob o pretexto de eu ser calhandreira quando afinal o que lhes dói é eu estar bem na vida. Fiquem elas sabendo que, se pergunto coisas da vida de outras pessoas é porque me preocupo com a comunidade, não sou como elas que só se preocupam consigo mesmas. Elas bem gostariam de ter casa com campo de ténis, mas ficaram-se pela mesa de ping-pong na garagem ah ah ah!
Já a vaidade, é uma coisa mais complexa. Certa gente acha-me vaidosa só porque gosto de vestir bem, arranjar as unhas, fazer maquilhagem, ir ao cabeleireiro, ao ginásio, à manicure, à pedicure, salões de estética e comprar uns tantos perfumes diferentes e caros.
Eu chamo a tudo isso cuidar de mim. Vaidade, vaidade, é ter milhões e milhões, investi-los ou deixá-los num banco, sem gastar grande coisa, só para mostrar aos outros que se vive com pouco. Esses, acreditem-me é que são os verdadeiros vaidosos porque até criam modas que levam os nossos jovens a imitar aquele ar esgrouviado, chegando muitos e muitas a andar com as calças todas rotinhas, como se fossem pobres de Cristo.
A má notícia que eu tenho a dar a esses invejosões é que eu não os invejo: eles que se especializem na arte de ganhá-lo. Especializada em Macro-economias, sei que por questões de equilíbrio, o sistema produzirá também especialistas na arte de bem gastá-lo.
Vossa Esmeralda Preciosa da Cunha
P.S. Sugestiva a sua foto, Maria Gustava, na última sexta. Fica-lhe muito bem, querida, essa sua farda de trabalho...
...é isso aí, Dona...da Cunha, há que dar o corpo ao manifesto!! Quantas há que são especializadas em subir na hierarquia empresarial com cursos horizontais em "mini-economia" e geraram fortunas???
ReplyDelete...Ah, e há aqueles que entrados pela traseira chegaram a administradores??
Qual preguiça...?? Muito esforço e trabalhinho!!
Ó Preciosa, é isso mesmo, cada macaco no seu galho de especialização... E faz bem em cuidar-se, que com essa vizinhança ainda a vão obrigar a trabalhar... Deveria juntar a esses males lusos, a ignorância e a estupidez - tão bem que se dão, ai de nós!. Mas não percebo a referência depreciativa ao pingpong, esse desporto da cultura milenar tão útil no inverno.
ReplyDelete