Número de visitas da Blogosfrega

Friday, April 15, 2011

Futeboys, por Rolando Campos e Relvas

Nota de Joaquim Silva: Por norma, às sextas-feiras,  Maria Gustava de los Placeres Y Morales assina a sua rubrica «Consultório do Sexo». Infelizmente, a sua agenda pessoal e social foi tão intensa esta semana que ela ficou a dormir até tarde. 
R.C.R. ofereceu-se para substituí-la, como bom amigo que é da nossa doutora «boazona», até porque ontem foi «Noite de Glória» para o futebol português. Antes «noites de Glória» que «noites de Paula», digo eu que nada sei desses assuntos (de «meninas» como de futebol, que são, como se sabe, dois assuntos que vivem paredes-meias, quando não no mesmo quarto de hotel)


Ah ah ah, detractores das minhas sábias crónicas: duas «profecias» minhas cumpridas (e eu só publico aqui há coisa de três meses): 1ª Domingos Paciência assinou pelo Sporting, para a próxima época, como eu cheguei a predizer neste blog. 2ª: Três equipas portuguesas nas meias-finais da Liga UEFA, como «ameacei» há coisa de duas semanas. Para um comentador de bancada, não está mau, ou está? Comecemos pelo já campeão Nacional, o grande FCP que conseguiu a proeza de marcar dez golos em dois jogos, contra o Spartak de Moscovo. Eis aqui um exemplo de raça. Não raça pura, que há muito o futebol anda arraçado, com jogadores dos muitos  cantos do mundo (se tivesse quatro cantos o mundo não seria uma bola mas um rectângulo, eh eh eh). Mas os homens do leme são bem portugueses e impuseram-se apesar das más-línguas. André Milhas Voas: aquele abraço. Não precisas de mandar papaias, como o Mourinho, para que vejamos o que vales. O outro é bom de papo e não só. Tu és bom, sem exercitar os únicos músculos que alguns Tugas tanto exercitam e apreciam: os da língua. Quanto ao Benfica, a coisa esteve preta, mas compôs-se. Um pasquim cá da terra titulou: «Salvio deixa Eindhoven engessado». Isto é duplamente verdade: o rapaz não é coxo: ficou. Mas o PSV também ficou engessado eh eh eh. Os gajos que aí escrevem são poetas e não sabiam eh eh eh. As melhoras para a malta de Eindhoven, onde tenho muitos amigos e ainda mais amigas, a começar pela minha cara-metade. Pode ser que lá para Setembro possam tirar o gesso. Entretanto, consolem-se com isto: Mister Phillips, Patriarca e fundador do clube, foi dos primeiros a fabricar lâmpadas em série. Mas o estádio da luz (que às vezes se apaga) fica aqui, na ocidental praia lusitana. E desta vez, para variar, quem ficou nas trevas foram eles. Não precisaram de regar a relva que por lá chove muito, que disso sei eu. Por último, mas não em último (adaptação minha de last but not least), o SC.Braga: sinceros e sentidos parabéns pelo inédito feito. O clube mostrou que sabe «partir pedra», ou não fosse o estádio deles o da «Pedreira», Arrr, arrr, arrr. Nota comum às três equipas: têm timoneiros portugueses. Destes três, nem todos são craques da palavra. Mas sabem dirigir homens, sabem resistir aos reveses e sabem ensinar a chutar  «prá frente». A minha semana foi perfeita, graças a vós e às vossas equipas. Se vocês fossem «meninos» para as lides económicas e políticas, eu chutava já os que lá estão para canto e colocava-vos no comando da Nação Lusa. Infelizmente, ao contrário do mundo do futebol, parece que os resultados não contam, nas politiquices: só o patuá. Mas se quiserem umas dicas de patuá eu ofereço-me como grande Mestre que sou dessa língua velhíssima. Cobrarei pouco e pagarei impostos que é coisa que a malta do futebol ainda não aprendeu a fazer. Mas deviam aprender (nisso qualquer trabalhador vos ensina) porque se tristezas não pagam dívidas, alegrias também não nos enchem a barriga. Vamos tentar ser melhores, também nesse aspecto? 
Bom e agora que nós «já os comemos» vou eu morder qualquer coisa. Não é para me gabar, mas estou com uma certa fomeca...

Rolando Campos e Relvas (RCR prós amigos)





No comments:

Post a Comment

Mensagens populares

Blogosfrega

Followers

Blog Archive

About Me

My photo
Viseu, Beira Alta, Portugal
autor satírico, cartoonista pseudónimo de António Gil, Poeta e Ficcionista, Não sectário, Agnóstico, Adepto Feroz da LIberdade de Imprensa e de Opinião...

Labels