Número de visitas da Blogosfrega

Sunday, April 17, 2011

O Livro de Jemerias & Sócios




(Continuação do texto do último Domingo)



Nervoso e excitado, Daniel lá foi a caminho do Grande Palácio de Nabuco, o Senhor da Gabalónia. Depois das formalidades habituauis, foi introduzido na sala do Trono onde, depois de mil salamaleques falou assim:

- Salve Nabuco, Rei de tantos povos que quem se der ao trabalho de os mencionar a todos se arrisca a ter cãimbras na língua...
- Viva Daniel, senta-te aí nesse tapete que vamos ter uma conversinha. Sabes porque te mandei chamar?...
- Sim, meu amo e Senhor.
- Sabes? Quem te disse?
- O meu Deus, senhor.
- Que grande linguarudo, esse teu deus. Que te disse ele?
- Que ontem à noite tiveste um sonho deveras esquisito, provocado por uma certas papoilas brancas vindas do Extremo Oriente.
- Hhhmmm. Não gosto nada que me ande a espiolhar, esse teu demiurgo...
- Oh, ele não espiolha ninguém mas sabe tudo o que acontece, no Céu como na Terra.
- Bom, se não espiolha, então tem quem o faça por ele, como acontece comigo aliás, que tenho uma grande equipa de investigadores no terreno. Mas deixemos isso de lado: que sonho foi esse, e qual a interpretação que lhe dás?
- Sonhastes, ò rei dos reis, com um enorme colosso esculpido sob a forma humana. Um olhar mais atento te revelou que o Gigante tinha a cabeça de ouro, os braços de ...
- Adiante com a interpretação, já vi que conheces o sonho...
- Bom, a cabeça de ouro representa o teu Império, o tronco e braços de prata, o Império Persa, as coxas de cobre o império de Alexandre...
- Que raio de impérios são esses? Os persas estão sob o meu domínio...
- Por enquanto, senhor. Mas acabarão por dar a volta por cima...
- Hhhmmm, bem dizem os meus ministros que, por este andar, os escravos acabarão por mandar em nós...E esse Alex-the-kid, quem é?
- Um tipo que ainda não nasceu mas que há-de dar grande brado em todo o Médio e Extremo Oriente...
- Hmmm... acho essa tua interpretação algo marada...
- Porque dizes isso, ò nobre Senhor?
- Porque estás a partir da cabeça para os pés: sendo o meu Império anterior ao deles, porque razão vamos sempre a descer?
- Pela mesma razão que chamamos descendentes aos nossos netos e ascendentes aos nossos avós...
- Hmmm, bem visto, bem visto...tu realmente és um gajo que tem resposta para tudo, continua.
- Bom, meu Senhor, como sabeis, no fim do sonho, uma pedra atinge a estátua e esta desmorona-se com fragor. Isto é um prenúncio do que acontecerá a todos os Impérios.
- Ah sim? Então o Meu Império vai desmoronar-se ao mesmo tempo que os outros que hão-de vir? Assim como assim, não são más notícias...
- Bom...não é bem isso. Às vezes o Demiurgo não é assim tão literal, sabes?
- Mas se essa for a explicação certa, os quatro Impérios formam um só corpo que se desmorona ao mesmo tempo...
- Eh...infelizmente, não é assim tão simples, o facto de todos estes Impérios formarem um só corpo não significa que caiam todos ao mesmo tempo...
- Claro que não: no meu sonho, eu vi que, como é lógico, a cabeça é a última a cair. Logo, se há alguma lógica na tua interpretação, o meu Império deve sobreviver aos outros todos não é assim? –perguntou já com cara de poucos amigos o Monarca...
- EHHH...pois meu senhor, deves ter razão. Tu tens sempre, não é?
- Hummm...vejo que não ficaste convencido. Bom, por causa disso, vais passar uns diazitos com uns leões, numa fossa. Pode ser que mudes de ideias... 

(continua no próximo domingo)

No comments:

Post a Comment

Mensagens populares

Blogosfrega

Followers

Blog Archive

About Me

My photo
Viseu, Beira Alta, Portugal
autor satírico, cartoonista pseudónimo de António Gil, Poeta e Ficcionista, Não sectário, Agnóstico, Adepto Feroz da LIberdade de Imprensa e de Opinião...

Labels