Número de visitas da Blogosfrega

Monday, March 14, 2011

Futeboys: pelo comentador Rolando Campos e Relvas

Fãs e amigos do Futebol:

Passou mais uma semana, «quente» nas ruas mas pouco emocionante nos relvados. A luta por um lugar ao sol (isto é, pela manutenção na Liga Zon Sagres, se entretanto «a coisa» não mudar de patrocínios) e pelo 3º lugar são os únicos pontos de interesse do campeonato, visto que primeiro e segundo lugares já estão atribuidos. Destaque para o Portimonense (alô, Jovita, aquele abraço, mesmo sabendo que pouco ligas à Liga), que ia surpreendendo o Benfica. É mesmo por aqui que hoje vou começar:

Talismã do Benfica: Em tempos foi Mantorras. Não havia jogo que o Benfica estivesse a perder (ou a não ganhar o que, no Benfica, vem dar no mesmo) que os adeptos não exigissem a entrada do Diamante Negro. Agora parece que o «lugar» foi ocupado por Nuno Gomes, que salvou o Benfica de perder com o último classificado. O homem que tantas vezes teve fama de perdulário, conseguiu fazer em poucos minutos o que outros não fizeram em 90. Deixem jogar o Nunito, pá!!!

O Circo e seus profissionais: «Qualquer palhaço pode fingir-se agredido» diz o sr. Jorge Nuno Pinto da Costa, a propósito da alegada agressão ao vice-presidente do Benfica. Autoridade na matéria, o Presidente do F.C.P. bem sabe do que fala, ou não estivesse ele, como tantos outros Presidentes de Clubes (sobretudo dos grandes) a fazer o seu número, para gáudio de seus apaniguados.
Mas é injusto que o futebol, que já é um espectáculo de massas, queira roubar o ganha-pão aos artistas de circo, que nos merecem tanto respeito como qualquer outra honesta profissão. É que estes desgraçados já vivem em crise e nem sequer podem oferecer os seus serviços às equipas de futebol, pois malabaristas, contorcionistas, ilusionistas e palhaços é coisa que não falta por aquelas bandas.

Claques e craques- São palavras demasiado parecidas para duas coisas tão distintas: uma criança ou um chinês não nascido em Portugal ou no Brasil, nem conseguem pronunciá-los de maneira diferente. Os craques levam gente aos estádios, as claques afastam gente dos Estádios. Os craques «puxam» as suas equipas para cima. As claques empurram-nas para baixo. Os craques maravilham os apreciadores de futebol pela inteligência e destreza com que pontapeiam a bola. As claques maravilham os fanáticos pela crueza e destreza com que pontapeiam os adeptos adversários.
Por isto tudo, a UEFA quer impôr regras espartanas em relação a estas agremiações com fins agressivos.
Se nos lembrarmos de todas as vítimas destes «valentões» que só actuam em grupo, teremos de dizer: SÓ AGORA?...

Craques e Políticos- Uns e outros conseguem reunir fortunas obscenas. Mas há uma diferença fundamental entre ambos: os primeiros têm mesmo de provar, com alguma frequência, que merecem estar onde estão...

(a actualizar mais tarde, cartoon da semana incluído...)

2 comments:

  1. ...um craque com pontaria para as boladas( palavras)certas!!
    É preciso abanar os "pompons" e fazer claque para acabar com os políticos sem mérito e os que têm ordenados desmedidos:para cima e para baixo!!!!
    Quanto às ligas eu não ligo, mas puxo para que a águia caia... e fique sem a asa de super-ave!!!
    ...CONTINUA CRAQUE!!

    ReplyDelete
  2. Vibramos com os craques (verdadeiros), divertimo-nos com os palhaços (os do circo), indignamo-nos com os políticos... Sem o querermos, virámos nós mesmos palhaços, o que não suscita aplauso mas (evidentemente) proporciona divertimento a alguns...
    Saudações desportivas RCR, extensíveis ao Nuno (o craque, obviamente).

    ReplyDelete

Mensagens populares

Blogosfrega

Followers

Blog Archive

About Me

My photo
Viseu, Beira Alta, Portugal
autor satírico, cartoonista pseudónimo de António Gil, Poeta e Ficcionista, Não sectário, Agnóstico, Adepto Feroz da LIberdade de Imprensa e de Opinião...

Labels